Gratuidade da Justiça, ou Justiça Gratuita. Você sabe o que é, e para que serve? Fique sabendo aqui.
Gratuidade da Justiça, ou Justiça Gratuita. Você sabe o que é, e para que serve? Fique sabendo aqui.

Você que em algum momento precisou recorrer à Justiça para pleitear algo, ou para se defender, já deve ter ouvido falar na expressão “Gratuidade da Justiça”. Mas você sabe o que ela significa?

A Gratuidade da Justiça (ou Justiça Gratuita) é um benefício previsto no artigo 5, LXXIV, da Constituição Federal (CF), e no artigo 98 do Código de Processo Civil (CPC). Ele é concedido através de uma decisão judicial, em favor da parte que comprova não ter recursos financeiros suficientes para custear o processo sem que prejudique a sua sobrevivência, ou a de seus dependentes. A Gratuidade da Justiça isenta o pagamento das custas e das demais despesas do processo, mas não garante que a pessoa terá um advogado de forma gratuita. A finalidade, portanto, é a de garantir o amplo acesso ao Judiciário das pessoas notoriamente menos favorecidas economicamente, isentando-as de arcar com as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios para a parte contrária, em caso de derrota.

O direito à gratuidade da justiça existe para toda pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, que se enquadre numa posição de hipossuficiência – ou, literalmente, pobreza. Para a pessoa natural (física), o acesso é garantido por lei ao benefício da Justiça Gratuita sem a obrigatoriedade de realizar qualquer espécie de prova, nos termos do art. 99 do CPC, bastando uma declaração informando ser carente de recursos para suportar a demanda judicial. No entanto, caso o Juiz entenda que não está comprovada essa situação de pobreza, poderá pedir que a parte comprove, sob pena de negar o benefício.

Leia Mais  Saiba tudo sobre plano de saúde e negativa de cobertura de doença preexistente

Já sobre a pessoa jurídica (empresa), será obrigatória a necessidade de comprovação de que não é possuidora de recurso capaz de custear despesas processuais, sob pena de ter seu pedido indeferido.

A Gratuidade da Justiça não se confunde com a Assistência Judiciária Gratuita, que é o serviço gratuito de representação prestado em juízo, normalmente por um Defensor Público. Portanto, embora os nomes sejam parecidos, são institutos completamente diferentes entre si.

Este benefício é muito importante para quem precisa entrar com ações que envolvem altos custos, como os usuários de planos de saúde e SUS, por exemplo. Os altos custos destes processos podem inviabilizar que uma pessoa pobre consiga entrar na Justiça, de forma que a concessão da Gratuidade da Justiça é a única alternativa viável. A todo tempo, deve-se observar que esse benefício garante um efetivo acesso ao Poder Judiciário, e é o único capaz de impedir que a vulnerabilidade econômica do cidadão afete a garantia de um devido processo legal.

newsletter

Esteja sempre por dentro

Inscreva-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail as notícias mais atualizadas sobre Direito da Saúde e Direito Médico.

Inscreva-se para receber novidades por e-mail

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

TSA | Tenorio da Silva Advocacia
Aqui, nós advogamos para salvar vidas

Acesse nossas redes sociais:

Recife

Av. República do Líbano, 251, Sala 2205, Bloco A, Pina

Contatos

contato@tsa.adv.br | (81) 4042.3662

Todos os Direitos Reservados | Tenorio da Silva Advocacia | OAB/PE nº 4.337 | CNPJ nº 46.069.706/0001-00
Página institucional mantida em observância ao Código de Ética da OAB  | Política de Privacidade, LGPD e Cookies | Código de Ética | Golpe do Falso Advogado
Este site foi projetado para ser acessível e utilizável por pessoas com e sem deficiência. Por favor, entre em contato conosco caso encontre algum problema de acessibilidade ou usabilidade.

Fale conosco